NO DIA MUNDIAL DO LÚPUS, REUMATOLOGISTAS E PACIENTES SE UNEM EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO

O auditório do Hospital Estadual Dório Silva foi o lugar escolhido para receber o evento em homenagem ao Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. O encontro, que aconteceu na manhã de hoje, 10 de maio, foi voltado aos portadores de Lúpus, seus familiares e profissionais envolvidos no cuidado desses pacientes, e realizado em parceria com a Sociedade de Reumatologia do Espírito Santo (Sores).

O reumatologista Luiz Fellipe Genelhu deu início à programação com a palestra “conscientização e compreensão acerca do Lúpus”, em que respondeu algumas das principais dúvidas: o que é Lúpus, quais os sintomas, como o diagnóstico é feito e se a mulher com lúpus pode engravidar, entre outras questões. O médico orientou, ainda, que os pacientes pratiquem atividades físicas e se alimentem corretamente. “O paciente não precisa ficar deitado na cama por causa da fadiga, pelo contrário, deve procurar na atividade física uma forma de melhorar os sintomas”, recomendou o reumatologista.

Em seguida, a Dra. Thays Zanon falou sobre orientações de hábitos de vida e tratamento não medicamentoso, e apontou caminhos para o paciente e sua família. “A gente sente medo do que não conhece, por isso, é importante que o paciente e sua família se orientem sobre o Lúpus. A segunda coisa mais importante é ser fiel ao tratamento: tomar a medicação, seguir a dieta e o estilo de vida que correspondem à recomendação do profissional e da equipe de saúde envolvidas no tratamento”, instruiu a reumatologista.

Karina Nascimento tem 40 anos e há 20 dias descobriu ser portadora de Lúpus. “Eu vivia muito prostrada, me sentia muito cansada. A minha prima também tem Lúpus e eu comecei a desconfiar porque ela me contava sobre a doença. Depois de alguns exames, a médica descobriu o Lúpus”, conta. Para ela, o encontro é uma oportunidade de conhecer melhor a doença e aprender a como se cuidar da maneira correta. “É bom para que eu me conscientize e saiba tudo sobre o Lúpus, porque até então o que sei é pela experiência da minha prima”, diz.


Endereço

AMES
Rua Francisco Rubim, 395,
Bento Ferreira - Vitória - ES,
CEP: 29050-680


Contatos

Telefones: (27) 3324-1333
E-Mail: contato@reumatologia-es.med.br

Redes Sociais

FacebookTwitter

© 2016, SORES | Todos os direitos reservados