CUIDADOS DA PELE COM O LÚPUS

O lúpus eritematoso sistêmico (LE) é uma doença inflamatória do tecido conjuntivo de autoimunidade generalizada e de etiologia desconhecida, caracterizada por autoanticorpos patogênicos e complexos imunes, atribuída a perda da tolerância imunológica, gerando muitas manifestações clínicas. A pele está envolvida em até 85% dos casos de lúpus eritematoso sistêmico (LES) e pode ser o único órgão envolvido no lúpus eritematoso cutâneo (LEC).

Um dos critérios diagnósticos do LES ou LEC é a fotossensibilidade (sensibilidade 43%; especificidade 96%). A exposição à luz ultravioleta causa erupção cutânea ou outros sintomas de exacerbação do LES. Uma erupção eritematosa macular ou difusa ocorre em áreas expostas ao sol, como face, braços ou mãos e que geralmente persiste por mais de 1 dia. Algumas vezes pápulas ou máculas eritematosas nos aspectos dorsais das mãos poupando classicamente as articulações são observadas.

O impacto da irradiação UV no desencadeamento inicial e na perpetuação das várias manifestações cutâneas LES ou LEC, sugere que a fotorreatividade anormal é uma importante fator para o LE. A fotossensibilidade mostra uma forte associação com o manifestação de todos os subtipos de lúpus, e a reatividade anormal a luz ultravioleta (UV) é um fator importante na a patogênese da doença cutânea e sistêmica. Um papel potencialmente crucial no início da cascata de reação da  autoimunidade tem sido atribuída a queratinócitos induzidos  que induzidos pela irradiação UV gera apoptose dos mesmos .

Os doentes apresentam sensibilidade aos raios ultravioleta B (UVB), os comprimentos de onda de luz visível (LV), mas principalmente aos raios ultravioleta A (UVA). 
As manifestações cutâneas induzidas por  raios UV no lúpus eritematoso variam de eritema persistente de lesões bolhosas. O início do desenvolvimento das lesões após a exposição à radiação UV pode variar de alguns dias a três semanas e as lesões podem ser observadas durante meses. É imperativo que os pacientes portadores deles ou LEC usem proteção solar, eficiente, ao longo de todo o ano, incluindo protetores de largo espetro, que protejam eficazmente contra as radiações UVA, UVB e LV.

Dra. Elizabeth Lima Barboza, dermatologista


Endereço

AMES
Rua Francisco Rubim, 395,
Bento Ferreira - Vitória - ES,
CEP: 29050-680


Contatos

Telefones: (27) 3324-1333
E-Mail: contato@reumatologia-es.med.br

Redes Sociais

FacebookTwitter

© 2016, SORES | Todos os direitos reservados