Irritação nos olhos pode ser doença reumática

 

 

Parece impossível associar, mas doenças reumáticas podem causar doenças   nos olhos e provocar  consequências graves, inclusive cegueira.

 O alerta é da reumatologista Lidia Balarini que explicou que a principal estrutura afetada nos olhos  a úvea, uma camada intermediária, localizada no entre a camada externa e a camada interna do globo ocular. Essa estrutura tem  semelhanças moleculares com colágeno que temos nas articulações e pode ser afetada pelas doenças reumáticas. 

“A mesma inflamação nas articulações causada pelo reumatismo, atinge a úvea, causando danos aos olhos. Uveíte é como chamamos a inflamação na úvea”, afirmou. 

De acordo com a especialista, que também é membro da Sociedade de Reumatologia do Espírito Santo,  os sintomas variam de acordo com o local do olho que foi afetado.

 “A inflamação pode atingir a iris (uveíte anterior) ou retina (uveítes posteriores), ou ambas  e causar olhos avermelhados, sensibilidade à luz, e em alguns casos embaçamento nos olhos e dor”, detalhou. 

 A médica ressaltou que a uveíte tem sintomas parecidos com a conjuntivite, mas ensinou alguns formas de diferenciar uma doença da outra. 

“A uveíte frequentemente se repete e não é transmissível. Muitas vezes só afeta um dos olhos”, diferenciou. 

A uveíte é apenas um dos tipos de inflamação ocular associados à doenças reumáticas. Segundo a especialista outras doenças autoimunes que afetam os olhos  são a artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, artrite psoriática e artrite idiopática juvenil, espondilite anquilosante, artrite reativa e a sindrome  de Behçet. 

   “Essas doenças, se não tratadas adequadamente podem deixar sequelas oftalmológicas irreversíveis”, disse. 

 O diagnóstico, depende da especialidade procurada pelo paciente. 

“Tem pessoas que primeiro sentem os sintomas nos olhos e procuram o oftalmologista. Outros sentem os sintomas do reumatismo e procuram o reumatologista. Em pacientes reumáticos, pedimos sempre avaliação dos olhos”, frizou. 

O tratamento, de acordo com Balarini, geralmente é feito pelo próprio reumatologista com a ajuda do oftalmo.

 “Após o diagnóstico do oftalmologista iniciamos o tratamento paralelo ao do reumatismo, já que são semelhantes” explicou a médica que respondeu as perguntas dos leitores de A Tribuna.

 

Perguntas leitores de A Tribuna:

Todos as pessoas que sofrem doenças reumáticas terão os olhos afetados? Alguma característica do paciente aumenta essas chances?

 Sifney Manganeli,  36, universitário 

 Não, no entanto a inflamação nos olhos pode ser extremamente comum em algumas doenças, como na artrite reativa, artrite idiopática juvenil e na espondilite anquilosante. A única doença que afeta os olhos na maioria dos pacientes é a síndrome de Sjögren, que causa redução da produção da lágrima e consequente olho seco, ardência e coceira nos olhos.

 

Além dos olhos, algum outro órgão pode ser afetado pelas doenças reumáticas? 

 Patrícia Gomes Almeida, 34, empresária 

 Sim, o comprometimento extra articular é muito comum nas doenças reumáticas autoimunes. 

Algumas doenças, como o o lúpus eritematoso sistêmico, podem comprometer praticamente qualquer órgão ou sistema (aliás, é daí que vem o "sistêmico"). 

  

 Existe o risco de curar a doença reumática e continuar com doenças nos olhos?

 Nataly do carmo,  29, autônoma 

Quando a doença oftamológica faz parte da doença reumática, geralmente o tratamento funciona melhorando as articulações e também os olhos. É possível que apesar de outros sintomas responderem melhor ao tratamento, a inflamação oftalmológica permaneça. O paciente também pode permanecer com perda de visão por sequelas da inflamação que já existiu, irreversível mesmo depois de tratada. 

 

Saiba mais!

 

O tratamento  para as doenças oculares que estão diretamente relacionas às doenças reumatológicas deve ser orientado pelo oftalmologista e pelo reumatologista e pode incluir o uso de remédios orais, colírios e pomadas para aplicar nos olhos.

 

As uveítes  podem aparecer em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice, e igualmente em ambos os sexos, mas são mais freqüentes no adulto jovem. Podem ser também causadas por infecções, como a toxoplasmose.

 

Os médicos  recomendam: não se automedique,  procure um oftalmologista se seus olhos estiverem  vermelhos e doloridos. 

O diagnóstico  precoce nos casos de uveítes é importante para alcance da saúde da visão. 

 

Conceitos: 

síndrome  -  conjunto de sinais e sintomas  sem causa específica.

autoimune  - quando o sistema imunológico ataca  tecidos saudáveis do corpo. 

 

Números da doença

 

30 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença reumática  

1% da população adulta sofre de artrite reumatoide.  

100  tipos de doenças reumáticas 

 

 

Dra. Lídia Balarini

AT 20/08/2017


Endereço

AMES
Rua Francisco Rubim, 395,
Bento Ferreira - Vitória - ES,
CEP: 29050-680


Contatos

Telefones: (27) 3324-1333
E-Mail: contato@reumatologia-es.med.br

Redes Sociais

FacebookTwitter

© 2016, SORES | Todos os direitos reservados