Histórico

Histórico 

A Sociedade de Reumatologia do Espírito Santo (SORES) atua no Estado desde 14 de julho de 1972, quando foi fundada, divulgando a especialidade no estado e estimulando a participação de médicos para o estudo em favor da qualidade de vida dos doentes reumáticos.

A trajetória da reumatologia no Estado teve início com a necessidade de buscar melhorias para o tratamento da doença que acometeu o clínico geral, Dr. Homero de Souza Costa. Na década de 50, o médico atuava na área clínica, em Afonso Cláudio, cidade localizada a 136 quilômetros da capital capixaba. Nesse período, ele passou a sofrer com problemas articulares e descobriu ser portador de artrite reumatóide. Com as dores causadas pelo avanço da doença, o médico resolveu se empenhar na busca por conhecimentos mais aprofundados sobre o tema. A partir daí, várias atividades pertinentes à reumatologia passaram a ser criadas para difundir o conhecimento sobre as doenças reumáticas.

Convencido de que o Espírito Santo necessitava de uma entidade com representatividade para incentivar a formação de especialistas na área e, com isso, oferecer tratamento mais adequado aos doentes reumáticos, Dr. Gilson Kohler fundou a Sociedade Capixaba de Reumatologia, em 1972.

Em 1978, Dr. Edilson Suzana Vieira assume a presidência da entidade e, percebendo a necessidade de qualificar profissionais para a especialidade, implanta o ensino da reumatologia no Hospital das Clínicas de Vitória (hoje denominado Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais - HUCAM), com atendimento aos pacientes internados.

O Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário da UFES foi criado em 1986, após início de atendimento ambulatorial para crianças e adultos na especialidade pela Dra. Maria Bernadete Renoldi de Oliveira Gavi. Também foram incrementadas reuniões de estudo semanais com alunos do Curso de Graduação de Medicina e médicos residentes de Clínica Médica.     

Em 2006, a reumatologia teve seu conteúdo incluído no currículo da EMESCAM e, no mesmo ano, o HUCAM passou a ter residência médica em reumatologia. Em 2009 a especialidade passa a contar também com docentes na faculdade de medicina da MULTIVIX.

Em 21 de outubro de 2005, durante a Jornada Cone Sul de Reumatologia e a VIII Conferência Nacional da Academia Brasileira de Reumatologia, em Gramado, Rio Grande do Sul, Dr. Gilson Kohler passou a ocupar a cadeira 22 da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR), tornando-se um imortal da academia. Na ocasião, foi realizado o tradicional chá de confraternização, com a presença de amigos, familiares e do presidente da Jornada, Fernando Neubarth. Dr. Gilson é considerado um dos pioneiros da reumatologia no Espírito Santo. Apenas os médicos mais importantes e experientes da especialidade ocupam uma cadeira na instituição. Em dezembro de 2016 Dr. Gilson também recebeu homenagem da SORES, durante Assembléia, em virtude de sua enorme colaboração para o crescimento da reumatologia noestado.

Em setembro de 2012 o Espírito Santo enfim é sede do XXIX Congresso Brasileiro de Reumatologia. Realizado na cidade de Vitória, atraiu especialistas de todo o Brasil e alguns ilustres internacionais. O evento foi um sucesso e coloca o Espírito Santo numa notável rota de conhecimento científico e turístico.

Atualmente a SORES, empenhada em trazer maior conhecimento científico a seus associados, realiza reuniões científicas periódicas, conhecidas como projeto “Roda Científica”, onde, todo mês, reumatologistas associados da SORES, residentes e alunos de medicina se reúnem para discutir temas científicos ou apresentar estudos de casos que envolvam a reumatologia. A sociedade também se propõe a apoiar as campanhas de valorização da reumatologia, aplicar cursos de educação continuada nas cidades do interior do estado, assim como realizar projetos educacionais para o público leigo, anualmente.

 

 

 

Endereço

AMES
Rua Francisco Rubim, 395,
Bento Ferreira - Vitória - ES,
CEP: 29050-680


Contatos

Telefones: (27) 3324-1333
E-Mail: contato@reumatologia-es.med.br

Redes Sociais

FacebookTwitter

© 2016, SORES | Todos os direitos reservados